Educação Cristã da Juventude segudo Pio XI

08 07-2012
Educação Cristã da Juventude segudo Pio XI

Um trecho da Encíclica Divini illius magistri que pode ser lida aqui.

“Na verdade, nunca como nos tempos presentes, se discutiu tanto acerca da educação; por isso se multiplicam os mestres de novas teorias pedagógicas, se excogitam, se propõem e discutem métodos e meios, não só para facilitar, mas também para criar uma nova educação de infalível eficácia que possa preparar as novas gerações para a suspirada felicidade terrena.

É que os homens criados por Deus à sua imagem e semelhança, e destinados para Ele, perfeição infinita, assim como notam a insuficiência dos bens terrestres para a verdadeira felicidade dos indivíduos e dos povos, encontrando-se hoje, mais que nunca, na abundância do progresso material hodierno, assim também sentem em si mais vivo o estímulo infundido pelo Criador na mesma natureza racional, para uma perfeição mais alta, e querem consegui-la principalmente com a educação.

Todavia, muitos deles, quase insistindo excessivamente no sentido etimológico da palavra, pretendem derivá-la da própria natureza humana e atuá-la só com as suas forças. Daqui o errarem facilmente nisto, pois que se concentram e imobilizam em si mesmos, atacando-se exclusivamente às coisas terrenas e temporais, em vez de dirigirem o alvo para Deus, primeiro principio e ultimo fim de todo o universo; desta maneira será a sua agitação contínua e incessante, enquanto não voltarem os olhos e os esforços para a única meta da perfeição, Deus, segundo a profunda sentença de S. Agostinho: « Criaste-nos Senhor, para Vós, e o nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Vós »”

Relacionados

  • 30 12-2021
    SOBRE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

      Uma vez que as crianças, assim como outros seres humanos, não são somente boas, não podem ser deixadas sozinhas, intocadas pela sociedade e florescerem em perfeição. Até mesmo os cães devem ser socializados se…

    Leia mais...
  • 24 09-2021
    SERÁ QUE O AMOR PODE ACABAR?

      por Juan Ávila Estrada A fase do enamoramento passa, mas isso não significa que o amor acabou: é aqui que ele verdadeiramente começa. Acho que concordamos ao afirmar que acreditamos no amor. Independentemente das…

    Leia mais...
  • 22 09-2021
    Por que chamar de amor o que não é amor?

    por Juan Ávila Estrada O amor é uma arte e, como tal, precisa de educação, aprendizagem, paciência, possibilidade de erros e acertos, mas precisa sobretudo de um Professor Falar de amor é muito fácil. Todo…

    Leia mais...