Pedagogia do Catecismo

09 10-2012
Pedagogia do Catecismo

Trecho do livro a Pedagogia do Catecismo

 “…Basta-nos a palavra do santo Pio X que, depois de dizer que o Catecismo é “a instituição mais útil para a glória de Deus e salvação das almas”, acrescenta estas palavras terríveis de Bento XIV: “Afirmamos que uma grande parte dos que estão condenados aos suplícios eternos, sofrem perpetuamente esta desgraça por ignorância dos mistérios da fé”. Como andar por caminhos que se não conhecem? Como aceitar dogmas, que se ignoram? Como se pode amar o que se estima de pouco ou de nenhum valor?  Da finalidade mesma do Catecismo, podemos tirar um poderoso argumento em favor de sua necessidade. Há, porém, um argumento, ainda mais fácil, mais palpável, que é o da decadência dos costumes. Não bastará transmitir a doutrina. Faz-se preciso torná-la viva, assimilável à alma da criança… Não é à memória da criança que se busca atingir pelas fórmulas preciosas decoradas palavras por palavras. É à inteligência que urge tocar, para, desta forma galgarmos à vontade, ao coração que queremos conformar, impregnar de Cristo”.

Fonte: Alexandria Católica

Related article

  • 18 06-2014
    O mito da socialização

    Por Camila Abadie “Dêem-me quatro anos para ensinar as crianças, e as sementes que eu plantar jamais serão extirpadas.” Lênin Um dos argumentos mais frequentemente defendidos por professores, psicólogos, pais e familiares contrários ao homeschooling…

    Read more...
  • 18 06-2014
    Auto-domínio e mimos

    Fonte: J. Urteaga, Deus e os filhos, Ed. Quadrante, p. 210-214  Faz deles homens fortes  Auto-domínio e mimos  “É desonra do pai ter gerado um filho indisciplinado”. (Ecl 22,3) “O rapaz mimado é a vergonha…

    Read more...
  • 10 06-2013
    Deus me ama!

    Trecho da Homilia do Papa Bento XVI. “É bom e consolador saber que há uma pessoa que me ama e cuida de mim; mas muito mais decisivo é que exista um Deus que me conhece,…

    Read more...