Direção das almas

04 10-2012
Direção das almas

Trecho do livro “A arte da direção das almas”

 “A falta de direção leva a alma, aliás, cheia de boa vontade e talvez de ótimas disposições para a virtude, a uma piedade, como vemos, piegas, enfezada, míope e ridícula, que mais não é do que a ficção da piedade, pois que fundada num labor meramente humano. O que não admira: os efeitos são da natureza da causa, a qual, no caso, são os preconceitos, as ilusões, a vontade própria, o egoísmo, etc., isto é, a natureza humana, dominada não pela graça, mas pelas tendências más e pelas falsas sugestões. Ao passo que a alma bem dirigida começa a viver vida sobrenatural e divina; desprende-se da terra e de si mesma, porque mais do que a criatura a cativa o Criador, bem supremo, vence, em conseqüência, as paixões perversas, vê o seu nada e humilha-se, só sente boa, santa e inefável a vontade santíssima de Deus, e, quanto mais confunde o seu querer, sentir e aspirar com o beneplácito divino, tanto mais se une com Ele, tanto mais O ama e goza, tanto mais se santifica e adquire a evolução perene do seu ser.
Para isso, é evidente, deve o Diretor ser homem de Deus, no sentido estrito e absoluto da palavra, e conhecedor consumado dos trâmites e caminhos que o Senhor usa seguir com os que criou para O conhecer, amar e servir nesta vida e finalmente possuir perenemente na eternidade. Eis para coadjuvar em tão rude, como nobre empresa, o presente volume. Seja ele de eficaz auxílio aos meus colegas no sacerdócio e beneficiem tantas almas, sedentas de luz e de formação interior, que têm direito incontestável aos nossos esforços e ao impulso vigoroso duma direção sábia, prudente, firme e caritativa.”

Related article

  • 10 06-2013
    Deus me ama!

    Trecho da Homilia do Papa Bento XVI. “É bom e consolador saber que há uma pessoa que me ama e cuida de mim; mas muito mais decisivo é que exista um Deus que me conhece,…

    Read more...
  • 23 03-2013
    Papa ora pela vida nascente

    Oração do Papa Bento XVI na Vigilia pela vida nascente  Senhor Jesus, que fielmente visitais e cumulais com a vossa Presença a Igreja e a história dos homens; que no admirável Sacramento do vosso Corpo…

    Read more...
  • 22 02-2013
    Papa reconhece um novo martírio: ser ridicularizado
    • Conversão, Igreja
    • Comentários desativados em Papa reconhece um novo martírio: ser ridicularizado

    Leia abaixo o resumo do discurso do Papa durante a vigília de oração pela beatificação do cardeal John Henry Newman (1801-1890. A íntegra pode ser lida aqui. Fonte: Zenit O ato de oração aconteceu no…

    Read more...