Pedagogia do Catecismo

09 10-2012
Pedagogia do Catecismo

Trecho do livro a Pedagogia do Catecismo

 “…Basta-nos a palavra do santo Pio X que, depois de dizer que o Catecismo é “a instituição mais útil para a glória de Deus e salvação das almas”, acrescenta estas palavras terríveis de Bento XIV: “Afirmamos que uma grande parte dos que estão condenados aos suplícios eternos, sofrem perpetuamente esta desgraça por ignorância dos mistérios da fé”. Como andar por caminhos que se não conhecem? Como aceitar dogmas, que se ignoram? Como se pode amar o que se estima de pouco ou de nenhum valor?  Da finalidade mesma do Catecismo, podemos tirar um poderoso argumento em favor de sua necessidade. Há, porém, um argumento, ainda mais fácil, mais palpável, que é o da decadência dos costumes. Não bastará transmitir a doutrina. Faz-se preciso torná-la viva, assimilável à alma da criança… Não é à memória da criança que se busca atingir pelas fórmulas preciosas decoradas palavras por palavras. É à inteligência que urge tocar, para, desta forma galgarmos à vontade, ao coração que queremos conformar, impregnar de Cristo”.

Fonte: Alexandria Católica

Relacionados

  • 30 12-2021
    SOBRE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

      Uma vez que as crianças, assim como outros seres humanos, não são somente boas, não podem ser deixadas sozinhas, intocadas pela sociedade e florescerem em perfeição. Até mesmo os cães devem ser socializados se…

    Leia mais...
  • 18 06-2014
    O mito da socialização

    Por Camila Abadie “Dêem-me quatro anos para ensinar as crianças, e as sementes que eu plantar jamais serão extirpadas.” Lênin Um dos argumentos mais frequentemente defendidos por professores, psicólogos, pais e familiares contrários ao homeschooling…

    Leia mais...
  • 18 06-2014
    Auto-domínio e mimos

    Fonte: J. Urteaga, Deus e os filhos, Ed. Quadrante, p. 210-214  Faz deles homens fortes  Auto-domínio e mimos  “É desonra do pai ter gerado um filho indisciplinado”. (Ecl 22,3) “O rapaz mimado é a vergonha…

    Leia mais...