Como vivi o Natal com minha filha e priminhos

07 12-2015
Como vivi o Natal com minha filha e priminhos

Desde antes do nascimento da minha filha eu sabia que o nosso Natal seria sempre celebrado de forma cristã e Deus nos deu a graça de compreender como é belo não participar da mentalidade mundana que impõe a muitas famílias, nesta grande data, exagerada preocupação com comidas,presentes, roupas  novas festas mundanas.

A riqueza da Liturgia do Advento nos prepara nos quatro domingos anteriores para o Nascimento do Redentor. É imitando os santos, e não os mundanos, que vivenciamos esta e todas as outras festas litúrgicas. Com o intuito de ajudar aquelas famílias que não sabem por onde começar, mas sentem o desejo de celebrar de modo autêntico o nascimento de Jesus Cristo, segue o passo-a-passo de nossos preparativos para o Natal do ano passado  cujas fotos estão no banner que acompanha este artigo:

– Começamos pintando uma cesta velha de vime que tínhamos, transformando-a  no bercinho de palha onde o Menino Jesus seria colocado ao nascer.

– Fizemos um calendário que tinha os dias “riscados”, diariamente, para que elas pudessem acompanhar os dias do Advento e a proximidade do Natal.

– Preparamos a Novena[1] para os dias que antecedem o Natal.

– Inspirando-nos numa tradição norte-americana, fizemos a “Árvore de Jessé[2]” usando E.V.A. Todos os dias as crianças colava m alguma gravura nela enquanto contávamos algo que nos ajudava a preparar para o Nascimento.

– Minha cunhada, muito talentosa, fez uma lareira de papelão que ficou muito bonita e, em tudo o que fazíamos, explicávamos, à luz da fé, o que estava acontecendo naqueles dias que antecediam o grande acontecimento que iria mudar para sempre a vida dos cristãos de toda a humanidade.

– Também fizemos um coração de E.V.A e depois da catequese do Advento, cada criança já estava preparada para recitar uma frase que queria dizer ao Menino Jesus quando Ele nascesse. Este coração foi embrulhado num papel de presente e colocado perto do bercinho, esperando o feliz dia do nascimento. Neste papel estava o desejo das crianças de terem um coração puro para acolher Jesus.

– Imprimimos, também um presépio de papel cartão[3] para teatralizar o cenário em que Jesus nasceu. Este ano um dos meus sobrinhos tem talento para fazer todo tipo de artesanato com papel e temos a meta de fazer nosso prsesépio um pouco maior, usando os moldes deste link para ser Belém[4].

Quando preparamos a decoração de Natal, jamais devemos destacar a figura de Papai Noel. Devemos, outrossim,  sobrepor as personagens especiais que fazem parte deste acontecimento salvífico: Deus Pai, Jesus Cristo, o Espírito Santo, Nossa Senhora, São José, o Anjo Gabriel, os Pastores, os Reis Magos, os que negaram hospedaria a Jesus (deixando claro que não devemos nos comportar  com descaso e egoísmo diante de Jesus que bate à porta do nosso coração), também, aquele personagem anônimo que cedeu sua gruta para a Sagrada Família.

Para a mentalidade do mundo o Rei dos reis deve nascer no Palácio, ao contrário a mentalidade Divina nos exorta  à humildade de uma mangedoura de palha numa gruta rústica e singela… Quantos ensinamentos podemos tirar de cada cena do Nascimento!

– Enfeitamos, ainda, um boneco para representar o Menino Deus (ver fotos), e no dia 24, à noite, fizemos a Sua entrada com toda a simplicidade e devoção cantando “Gloria in excelsus Deo” (só o refrão que foi ensaiado pois eram todos pequeninos). Jesus foi colocado naquele bercinho de palha e assim entregamos o nosso coração cheio de exultante amor para Jesus, e prostrados, O adoramos.

– Inúmeras lições podemos tirar de cada frase da Sagrada Escritura, dos livros e biografias dos Santos que faziam do Advento uma digna preparação. As mamães cristãs podem, também, compartilhar como celebram esta data para que possamos, como grãos de areia, dar nossa contribuição para que o Natal volte a ser só de Jesus!

Para recebermos presentes, temos inúmeras outras datas. No Natal vamos empenhar todos os nossos esforços para valorizar Aniversariante  Menino Jesus e no presente que Ele espera de nós: a nossa conversão[5].

Feliz Advento e Santo Natal para você e sua família!

[1] http://precantur.blogspot.com.br/2011/12/novena-do-enxovalzinho-do-menino-jesus.html

[2] http://www.1plus1plus1equals1.net/2013/11/jesse-tree-printables/

[3] http://www.activityvillage.co.uk/sites/default/files/downloads/nativity_finger_puppets.pdf

[4] http://www.mylittlehouse.org/bible-town.html

[5] https://padrepauloricardo.org/blog/o-que-ele-pede-e-conversao

Relacionados

  • 13 02-2022
    Conselhos aos esposos

      “Não chameis por ela nunca duma maneira seca, mas empregai, pelo contrário, palavras aduladoras, ternas. Palavras de amor. Honrai-a e o pensamento de procurar as homenagens doutros não aparecerá, pois não terá a ideia…

    Leia mais...
  • 11 02-2022
    Exame de consciência de uma futura esposa

      “É impossível que também uma jovem séria, no instante de casar-se não faça, igualmente, um bom exame de consciência. Deve refletir: Serei uma boa esposa, boa mãe de família, boa dona de casa? Há,…

    Leia mais...
  • 10 02-2022
    A Base da Sociedade

      A família, é a base da sociedade. Quando ela se conserva estável e forte, fortes e estáveis se conservam os Estados. A família é também a principal escola de educação, e dela depende em…

    Leia mais...