Amor verdadeiro e Castidade

30 01-2013
Amor verdadeiro e Castidade

23643966765368492_qjfDlQX7_c“Tanto o amor virginal como o amor conjugal que são, como diremos mais adiante, as duas formas pelas quais se realiza a vocação da pessoa ao amor, requerem para o seu desenvolvimento o empenho em viver a castidade, para cada um conforme ao próprio estado. A sexualidade — como diz o Catecismo da Igreja Católica — « torna-se pessoal e verdadeiramente humana quando integrada na relação de pessoa a pessoa, no dom mútuo, por inteiro e temporalmente ilimitado, do homem e da mulher ». É óbvio que o crescimento no amor, enquanto implica o dom sincero de si, é ajudado pela disciplina dos sentimentos, das paixões e dos afectos que nos faz chegar ao autodomínio. Ninguém pode dar aquilo que não possui: se a pessoa não é senhora de si — por meio da virtude e, concretamente, da castidade — falta-lhe aquele autodomínio que a torna capaz de se dar. A castidade é a energia espiritual que liberta o amor do egoísmo e da agressividade. Na medida em que, no ser humano, a castidade enfraquece, nessa mesma medida o seu amor se torna progressivamente egoísta, isto é, a satisfação de um desejo de prazer e já não dom de si.”

Fonte: “Sexualidade Humana: verdades e significados.”

Related article

  • 06 03-2019
    Faltam Poucos Dias!
    • Vocação
    • Comentários desativados em Faltam Poucos Dias!

    Elas irão fazer os votos perpétuos no dia de São José, 19 de Março! Mas, ainda precisam de um pouco de ajuda financeira para esta grande celebração. Vamos ajudar? Conheça um pouco da experiência de…

    Read more...
  • 08 09-2017
    Pais do Papa se conheceram por um aviso no jornal
    • Namoro
    • Comentários desativados em Pais do Papa se conheceram por um aviso no jornal

    Deus sempre se vale de diversos meios para unir as pessoas com vocação ao matrimônio. E assim como a Internet é agora para muitos um espaço no qual é possível encontrar a pessoa com a…

    Read more...
  • 12 07-2016
    Desculpe, seu Namoro tem Tudo pra dar Errado
    • Namoro
    • Comentários desativados em Desculpe, seu Namoro tem Tudo pra dar Errado

    Desculpe te informar, mas o seu namoro tem tudo pra dar errado. E quem afirma isso não sou eu, mas os números: somente 2,6% dos casamentos duram mais que 40 anos. Sabe qual a possibilidade…

    Read more...