A Moça Piedosa

09 02-2022
A Moça Piedosa

 

O fato de ser muito religiosa uma moça não indica sempre que tenha vocação para a vida do claustro. O Senhor instituiu e santificou o matrimônio, a fim de que se propague a humanidade e os filhos se eduquem para serem verdadeiros servos de Deus. Ora, esta intenção do Criador, para a educação cristã, seria inteiramente inútil e malograda, se todas as pessoas piedosas se conservassem celibatárias e só se casassem as levianas. A moça piedosa talvez não ande à procura dum marido, mas, sobrevindo certas circunstâncias em que pessoas de confiança e confessores prudentes aconselham o casamento, e se ela mesma, após fervoroso orar para conhecer os desígnios divinos, ao menos não sentir repugnância, resolver-se-á sempre a ligar sua existência à de um bom cristão. Diz o grande S. Crisóstomo, expressamente: “A mulher que tem a alma ilibada e incorrupta, é virgem, embora tenha marido; pois, a virgindade da alma é que Deus requer, enquanto a do corpo não é senão a serva e a sombra daquela”.
 
Vida de Santa Isabel de Hungria – Albano Stolz

Relacionados

  • 14 02-2022
    A amizade entre os esposos

      Marido e mulher devem ser os melhores amigos um do outro. Inclusive, devem procurar, por caridade, se interessarem pelos gostos um do outro. “A indiferença e a negligência talvez sejam as piores formas do…

    Leia mais...
  • 13 02-2022
    Conselhos aos esposos

      “Não chameis por ela nunca duma maneira seca, mas empregai, pelo contrário, palavras aduladoras, ternas. Palavras de amor. Honrai-a e o pensamento de procurar as homenagens doutros não aparecerá, pois não terá a ideia…

    Leia mais...
  • 11 02-2022
    Exame de consciência de uma futura esposa

      “É impossível que também uma jovem séria, no instante de casar-se não faça, igualmente, um bom exame de consciência. Deve refletir: Serei uma boa esposa, boa mãe de família, boa dona de casa? Há,…

    Leia mais...