SOBRE A PACIÊNCIA E MANSIDÃO

31 01-2022
SOBRE A PACIÊNCIA E MANSIDÃO

 

Procura pois adquirir e conservar sempre em tua alma essa doçura cristã, e procede de modo que todos os teus atos exteriores estejam de acordo com ela. Não digo que não devas provar jamais o menor sentimento de irritação, pois isto não está em nosso poder. Mas deves estar atento para reprimir esses movimento, e jamais admiti-los voluntariamente. É da natureza do homem, diz São Jerônimo, ser frequentemente assaltado pela cólera; mas é próprio do cristão não se deixar vencer por ela. O cristão, diz São Bernardo, que não tivesse junto de si nenhuma pessoa que o fizesse sofrer alguma coisa, deveria procurar uma e pagar-lhe a peso de ouro afim de ter uma ocasião de se exercitar na mansidão e na paciência. Mas se não tiveres disposto a fazer semelhante despesa, aproveita ao menos o que a providência divina colocou gratuitamente junto de ti, para te formar na prática destas duas belas virtudes.
 
A Medida das Virtudes – Robert Mialhe

Relacionados

  • 14 02-2022
    A amizade entre os esposos

      Marido e mulher devem ser os melhores amigos um do outro. Inclusive, devem procurar, por caridade, se interessarem pelos gostos um do outro. “A indiferença e a negligência talvez sejam as piores formas do…

    Leia mais...
  • 13 02-2022
    Conselhos aos esposos

      “Não chameis por ela nunca duma maneira seca, mas empregai, pelo contrário, palavras aduladoras, ternas. Palavras de amor. Honrai-a e o pensamento de procurar as homenagens doutros não aparecerá, pois não terá a ideia…

    Leia mais...
  • 11 02-2022
    Exame de consciência de uma futura esposa

      “É impossível que também uma jovem séria, no instante de casar-se não faça, igualmente, um bom exame de consciência. Deve refletir: Serei uma boa esposa, boa mãe de família, boa dona de casa? Há,…

    Leia mais...