Todos estão familiarizados com o ensino herético de Lutero conhecido como salvação somente pela fé . Isso significa que o único ato necessário para a salvação é a fé, que para ele, e para os protestantes em geral, significa confiança em Deus. Para os católicos a fé significa o assentimento do intelecto, por meio de uma virtude sobrenatural infundida por Deus, às verdades reveladas por Deus e propostas como tais pelo magistério da Igreja Católica Romana. Portanto, para Lutero, e para aqueles que o seguem, os pecados não contam contra você na ordem da salvação. Não há necessidade de se mortificar. Não há necessidade de fazer penitência. Lutero disse: “Seja um pecador e peque com ousadia, mas creia e se alegre em Cristo com ainda mais ousadia… Nenhum pecado nos separará do Cordeiro, ainda que cometamos fornicação e assassinato mil vezes por dia” [1]
Por outro lado, esse mesmo católico viverá de acordo com todos os padrões da cultura moderna. Ele assiste a filmes impuros na televisão, no teatro ou na internet. Ele ouve rock. Ele cria seus filhos de acordo com todas as ideias modernas, ou seja, permitindo-lhes seguir seus instintos sem disciplina, ou por uma disciplina ineficaz. Se ele é um homem, ele falha em afirmar sua autoridade no lar. Se ela é uma mulher, ela é fortemente influenciada pelo feminismo e não consegue entender seu papel no lar. Todo o estilo moderno de roupas é usado, não importa o quão imodesto. Eles vão para praias lotadas onde há grave falta de modéstia. Eles vão para lugares como a Disneylândia, que dispensa comentários.
A cultura moderna é um produto do diabo, e é uma enorme ocasião de pecado. A piedade não agradará a Deus e não produzirá nenhum efeito bom, se os católicos beberem todos os dias o cálice envenenado da cultura moderna.