Santa Teresinha do Menino Jesus

01 10-2012
Santa Teresinha do Menino Jesus

Trecho de História de uma Alma

“Sabíeis, Madre, que sempre desejei ser santa, mas ai! sempre constatei, quando me comparei com os santos, haver entre eles e mim a mesma diferença que existe entre uma montanha cujos cimos se perdem nos céus, e o obscuro grão de, areia pisado pelos transeuntes. Em vez de desanimar, disse a mim mesma: Deus não poderia inspirar desejos irrealizáveis, portanto posso, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade; não consigo crescer, devo suportar-me como sou, com todas as minhas imperfeições; mas quero encontrar o meio de ir para o Céu por uma via muito direta, muito curta, uma pequena via, totalmente nova. Estamos num século de invenções. Agora, não é mais preciso subir os degraus de uma escada, nas casas dos ricos, um elevador a substitui com vantagens. Eu também gostaria de encontrar um elevador para elevar-me até Jesus, pois sou pequena demais para subir a íngreme escada da perfeição. Procurei então, na Sagrada Escritura a indicação do elevador, objeto do meu desejo, e li estas palavras da eterna sabedoria: Quem for pequenino, venha cá; ao que falta entendimento vou falar. Vim, então, adivinhando ter encontrado o que procurava e querendo saber, ó Deus, o que faríeis ao pequenino que respondesse ao vosso chamado. Continuei minhas pesquisas e eis o que achei: Como alguém que é consolado pela própria mãe, assim eu vos consolarei. Sereis amamentados, levados ao colo, e acariciados sobre os joelhos! Ah! nunca palavras mais suaves, mais melodiosas, vieram alegrar minha alma. Vossos braços são o elevador que deve elevar-me até o Céu, ó Jesus! Para isso, eu não preciso crescer, pelo contrário, preciso permanecer pequena, que o venha a ser sempre mais. Ó meu Deus, superastes minha expectativa e quero cantar as vossas misericórdias. “Vós me instruístes, ó Deus, desde a minha juventude, e até agora proclamo as vossas maravilhas; e também até a velhice, até à canície continuarei a publicá-las. Qual será para mim essa idade avançada? Parece-me que poderia ser agora, pois dois mil anos não são mais que vinte aos olhos do Senhor… que um dia… Ah! não creiais, Madre querida, que vossa filha deseja vos deixar… não creiais que considera como graça maior a de morrer na aurora em vez de no crepúsculo. O que aprecia, o que deseja unicamente é agradar a Jesus… Agora que Ele parece aproximar-se dela, a fim de atraí-Ia para a sua glória, vossa filha se alegra. Há muito compreendeu que Deus não precisa de ninguém (menos ainda dela que dos outros) para realizar o bem na terra.”

Outro livro que nos ensina a via da Santa Teresinha pode ser baixado aqui.

Relacionados

  • 10 06-2013
    Deus me ama!

    Trecho da Homilia do Papa Bento XVI. “É bom e consolador saber que há uma pessoa que me ama e cuida de mim; mas muito mais decisivo é que exista um Deus que me conhece,…

    Leia mais...
  • 23 03-2013
    Papa ora pela vida nascente

    Oração do Papa Bento XVI na Vigilia pela vida nascente  Senhor Jesus, que fielmente visitais e cumulais com a vossa Presença a Igreja e a história dos homens; que no admirável Sacramento do vosso Corpo…

    Leia mais...
  • 22 02-2013
    Papa reconhece um novo martírio: ser ridicularizado
    • Conversão, Igreja
    • Comentários desativados em Papa reconhece um novo martírio: ser ridicularizado

    Leia abaixo o resumo do discurso do Papa durante a vigília de oração pela beatificação do cardeal John Henry Newman (1801-1890. A íntegra pode ser lida aqui. Fonte: Zenit O ato de oração aconteceu no…

    Leia mais...